Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Relicário?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES


A Revista Relicário (ISSN 2358-8276) é um projeto do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia que se propõe a divulgar resultados parciais e/ou finais de trabalhos originais na área de Museologia, Arte Sacra, Arquitetura Sacra, Religiosidade Popular, Visão Teológica da Arte, Filosofia da Arte, Estética (filosofia) ou assuntos interrelacionados.

Além de artigos e resenhas, a revista aceita para publicação entrevistas, ensaios, documentos, traduções, comunicações e notícias, desde que estejam de acordo com suas diretrizes editoriais estabelecidas no item anterior.

A Revista aceita para publicação trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros,  que serão destinados às seções: Dossiê temático,   Artigos de temática livre e Resenhas, desde que estejam de acordo com suas diretrizes editoriais estabelecidas no item anterior. Traduções serão eventualmente solicitadas ou aceitas pelos Conselhos Editorial e Consultivo, diretor e editor da revista.

Textos para as seções Artigos, Resenhas e Traduções podem ser enviados em qualquer época do ano e, se aprovados, serão publicados nos próximos números da revista.

Excepcionalmente poderão ser publicados artigos e outros textos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, desde que autorizados.

A  revista publica nos seguintes idiomas: português, espanhol, francês, inglês, italiano.

O material para publicação deverá ser encaminhado à Diretora e à Editora Responsável da Revista pelos emails: dulcinabb@uol.com.br e vanizen@gmail.com,  ou via Internet, na plataforma eletrônica da revista no SEER -  Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas, disponível no seguinte link: http://www.revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/issue/view/7

 

Apresentação dos originais

 

 1. Os originais devem ser digitados em Word for Windows, tamanho A4 , orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm; o corpo do texto deve ser digitado com recuo de 1,0 cm nos parágrafos.  

 

2. Os caracteres itálicos serão reservados exclusivamente a títulos de publicações e a palavras em idioma distinto daquele usado no texto, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito, ou em caixa alta; todavia, os subtítulos do artigo virão em caixa alta.

3. Tabelas, gráficos, desenhos, fotos, ilustrações, imagens devem ser inseridos no texto e não no final do documento, numerados com algarismos arábicos, acompanhados de legendas na parte superior e identificação da fonte na parte inferior.

 

4.  O artigo deve obrigatoriamente conter:

a) um título na língua de origem e outro em  uma língua de divulgação internacional (inglês, espanhol ou francês);  o título deve ser em maiúsculo e negrito, corpo 12; subtítulo, se houver, em minúsculo, seguindo as regras do uso de maiúsculas da gramática; solicita-se que os títulos dos artigos não sejam longos, com vírgulas e pontuações, podendo ter um subtítulo, caso o autor julgue necessário;

b) nome do autor abaixo do título e com nota de rodapé contendo a maior titulação acadêmica, instituição de vinculação, área de atuação e endereço eletrônico.

c) um  resumo na língua de origem  e outro em língua de divulgação internacional, (inglês, francês ou espanhol) entre 5 e no máximo 8 linhas, ambos em corpo 11 com e entrelinhas simples, seguidos de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, formadas por expressão de no máximo três termos,  tanto na língua de origem quanto em sua respectiva tradução para outra língua. Para artigos em línguas estrangeiras, será elaborado pelos editores um resumo em português, caso a língua original do autor não seja o português;

d) além da Introdução e das Considerações finais, o artigo deve conter alguma subdivisão com título e  eventualmente subtítulos, que pode ser numerada ou não. No caso de ser numerada, a numeração deve ser seqüencial  (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, 2.2. ...)

e) cada artigo deverá conter, no máximo três autores, os quais, pela simples submissão do artigo, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo.

f) texto com as devidas remissões bibliográficas no corpo do próprio texto;

g) referências.

5. Os originais para publicação deverão ter a seguinte extensão: artigos, estudos/ensaios teóricos, entrevistas, traduções autorizadas, revisão crítica da literatura especializada na área - no mínimo 10 e no máximo  20 páginas; resenhas -  no máximo 5 páginas.

6. Os limites estabelecidos para os diversos trabalhos somente poderão ser excedidos em casos real­mente excepcionais, por sugestão do Conselho Editorial e a critério do Diretor e do Editor Responsável.

7. Os autores deverão apresentar seus textos após uma rigorosa revisão ortográfica e gramatical.

8. Os autores são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas e pelas ideias expressas em seus textos.

9. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à revista Relicário. Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial.

Citações E Referências

10.  As citações devem seguir as normalizações atualizadas  da ABNT, em específico a NBR-10520. Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema de chamadas autor (data) ou (AUTOR, data). Nesse sistema não se usa cf., id., ibid., op. cit., loc. cit. e outras expressões latinas, com exceção de apud. As citações são usadas com o propósito de esclarecer o pensamento do autor e podem ser:

  • Citação livre ou paráfrase: quando se reproduzem as idéias, sem transcrever as palavras do autor. Exemplo: Como lembra Teixeira (2005, p. 30) o diálogo inter-religioso é fundamental para o mundo atual.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: A realidade religiosa brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter regulador do catolicismo não conseguiu disfarçar.” (SANCHIS, 1997, p. 38).

Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas deve ser destacada do texto, recuada em 1 cm, Fonte Times New Roman 11, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a mesma referência acima (SANCHIS, 1997, p. 38).

11. As referências devem ser alinhadas à esquerda e dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, no final do artigo, e seguir as normas da ABNT 6023 . Para fins de apresentação do artigo, considerem-se os seguintes exemplos:

- Livros: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

- Anais: A redefinição do lugar. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1995, Aracaju. Anais... Recife: Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1996, p. 45-67.

- Capítulos de livros : JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.

- Dissertações e teses: BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalho. O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

- Artigos em periódicos: ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991.

- Artigos em jornais: WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.

- Documentos eletrônicos: SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.

Notas De Rodapé

Para inserir notas, utilize notas de rodapé, mas não notas finais. Citações dentro de notas de rodapé seguem as convenções acima.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, numeradas com algarismos arábicos e  apresentadas no pé-de-página.

Normas Para Resenhas

11. A revista tem uma seção de Resenhas Bibliográficas  não só para informar o lançamento ou a existência da obra, mas também para oferecer uma contribuição teórica ou científica ao tema e ao campo de estudos da obra em questão, por meio de sua análise crítica.  A resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, ou seja, fazer uma revisão informada da obra em questão.

- Dar-se-á prioridade a resenhas de  obras cuja data de publicação não tenham mais de 24 meses. Resenhas de obras com mais de 24 meses podem ser aceitas, desde que estas obras sejam pouco conhecidas ou não traduzidas e tenham valor inestimável para o campo das Ciências da Religião.

- Recomenda-se que a resenha não exceda 5 páginas, digitadas em Word for Windows, formato de papel A4, com caracteres Times New Roman, corpo 12,  entrelinhamento 1,5, alinhamento justificado e obedecendo as medidas: superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2,5 cm.

- No topo da primeira página colocar o título da obra, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN). No final da resenha colocar : nome completo do(s) autor(es) da resenha, acompanhado de titulação maior,  instituição (ções) de vinculação, endereço, e-mail, telefone.

Avaliação Pelos Pares

Com circulação nacional e internacional, a Relicário adota o processo de revisão (double blind peer review) entre os membros dos Conselhos Editorial e Consultivo em sistema duplo de revisão anônima, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de sua atuação. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam mestres, doutorandos ou doutores reconhecidos nos temas tratados.

Em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para um dado número autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema.

Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos Diretor da Revista e Editor Responsável.  Se estiverem dentro das normas da revista e da linha editorial, serão encaminhados à avaliação de membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento.

Em caso de dúvida, será consultado um segundo parecerista. A decisão do Conselho Editorial quanto à publicação ou não do artigo será comunicada por meio eletrônico aos autores. O prazo para resposta definitiva ao autor do trabalho submetido à avaliação é de até 90 dias, contados a partir da data do recebimento.  Os autores receberão a decisão de publicação ou não de seus textos e, se for o caso, a data provável de publicação.

Os pareceres serão referendados pelo Conselho Editorial e comunicados imediatamente ao autor. O autor que tiver seu trabalho aceito deve apresentar autorização expressa de publicação. As matérias aprovadas com restrições serão encaminhadas novamente aos autores para reformulação. O encaminhamento da versão modificada deverá ser feito no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. O autor deverá incluir uma carta  esclarecendo as modificações feitas e justificando aquelas que não julgar pertinentes. Pede-se que as alterações estejam em vermelho e sem utilização da ferramenta “Comentários” do Word. Caso as modificações  não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas, a Comissão Editorial  reserva-se  o direito de recusá-las.

Os textos recusados poderão ser reapresentados após uma reformulação substancial, conforme indicações dos pareceristas. Nesse caso poderão ser novamente encaminhados aos mesmos pareceristas que os avaliaram anteriormente.

A revista tem como procedimento padrão  fazer uma rigorosa edição e preparação de texto dos trabalhos já aceitos,  reservando-se o direito de entrar novamente em contato com os autores para resolver dúvidas e apresentar sugestões, visando maior clareza e coerência na exposição das idéias, sempre que julgar necessário.  Modificações de estrutura ou conteúdo só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Se o texto for aceito para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação e pequenas modificações para viabilizar o processo de publicação.

Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial.

Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus textos e concedem à revista o direito de publicação inédita, podendo dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Relicário, volume, número, páginas).

As ideias e conceitos dos artigos assinados são de responsabilidade dos autores.

Endereço postal

Praça Nossa Senhora Aparecida, 130 – Bairro Aparecida
CEP: 38400-726 -  Uberlândia – MG

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.