AS REPRESENTAÇÕES DA ANUNCIAÇÃO DE MARIA NO SÉCULO XVI: um estudo

Alyne Marinho Cézar Miranda

Resumo


Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar parte da iconografia mariana, em especial as pinturas que representam o episódio da “Anunciação”, produzidas na Itália, durante o século XVI. Foram utilizadas fontes documentais visuais representadas por pinturas e fontes textuais representadas por documentos da época. Assim, com base nas pinturas e nos documentos escritos, foram propostas algumas interpretações a cerca das pinturas da Anunciação.

Palavras-chaves: Anunciação. Virgem Maria. Anjo.

Abstract

The objective of this monograph is to analyze part of Mariana iconography, especially the paintings which represent the episode of "Annunciation", produced in Italy during the sixteenth century. Visual documentary sources represented by paintings and textual sources represented by contemporary documents were used. Thus, based on the paintings and written documents have proposed a number of interpretations about painting Annunciation. 

Key words: Annunciation. Virgin Mary. Angel.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Indexadores

A Revista Relicário é indexada nas seguintes bases:

 

 


Revista Relicário - ISSN 2358-8276 - Uberlândia/MG - Brasil