FRATERNIDADE E AQUECIMENTO GLOBAL

o cuidado com a Mãe Terra

  • Jéssica Manfrin
  • Mayara Andria da Silva Escher
  • Jaime José Rauber
Palavras-chave: Meio Ambiente. Planeta Terra. Preservação Ambiental. Conservação Ambiental.

Resumo

A interferência do ser humano no planeta Terra tem se guiado pelos princípios da exploração e da dominação, colocando em risco não somente a sua vida, mas a de toda a criação. Nesse sentido, o presente artigo visa fazer uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, uma vez que essas estão voltadas muito mais para a satisfação dos desejos e anseios pessoais do que para a perpetuidade da espécie e de todas as formas de vida. É fato que a espécie humana depende da Mãe Terra para a sua sobrevivência, mas, como as ações dos homens estão sendo realizadas de forma agressiva, invasora e desequilibradora, longe das características do princípio do cuidado, faz com que a Mãe Terra “gema em dores de parto”. Mostrar-se-á que a solução dos problemas que interferem na “saúde” do planeta Terra é urgente e necessária, pois com suas ações o ser humano está colocando em risco a sua própria existência.

Biografia do Autor

Jéssica Manfrin

Engenheira Ambiental (PUCPR – Campus Toledo/PR) e Mestra em Agronomia (Unioeste – Campus Marechal Cândido Rondon/PR). Atua na área da Sustentabilidade Ambiental e Remediação de Compartimentos Ambientais.

Mayara Andria da Silva Escher

Engenheira Ambiental (PUCPR – Campus Toledo/PR) e Especialista em Gerenciamento Ambiental (Esalq-USP). Atua na área da Sustentabilidade Ambiental e Monitoramento Ambiental.

Jaime José Rauber

Doutor em Filosofia (Universidade Federal de São Carlos). Atua como professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Publicado
2019-08-30
Seção
O SAGRADO E O MEIO AMBIENTE: zonas rural e urbana, reservas naturais e oceanos