Revista Relicário https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario <p>A Revista Relicário (ISSN 2358-8276) é um projeto do Museu de Artes Sacras de Uberlândia que se propõe a divulgar resultados parciais e/ou finais de trabalhos na área de<strong> Museologia, Arte Sacra, Arquitetura Sacra, Religiosidade Popular, Visão Teológica da Arte, Filosofia da Arte, Estética (filosofia) ou assuntos interrelacionados</strong>.</p> pt-BR vanizen@gmail.com (Vani Terezinha de Rezende) wisleyaguiar@hotmail.com (Wisley Francisco Aguiar) Sáb, 29 Dez 2018 00:00:00 +0000 OJS 3.1.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 IDENTIDADES DAS RELIGIÕES BRASILEIRAS: africanas e indígenas https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/25 Ivete Batista da Silva Almeida, José Benedito de Almeida Júnior ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/25 Sex, 29 Mar 2019 02:25:16 +0000 AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA MIRA DA IMPRENSA ILUSTRADA https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/26 <p>Compreendendo as representações como sintomas de uma época, como nos sugere Sandra Jathay Pesavento (1999), pretendemos analisar as representações do candomblé e da umbanda, e de seus praticantes, nas fotorreportagens dasrevistas<em> Cruzeiro</em> e <em>Manchete</em>na década de 1950, objetivando compreender, por meio de tais representações sociais, o estatuto concedido pela sociedade às religiões de matriz africana no Brasil. Cercadas por uma linguagem visual e discursiva que as representava praticamente como aberrações. As cerimônias e os praticantes de religiões de matriz africana no Brasil passariam a frequentar as páginas de revistas ilustradas não para informar aos leitores sobre as particularidades e valores daquela cultura, mas apenas para entreter, utilizando a máscara do desconhecido para alimentar a curiosidade, a ignorância e consequentemente, o preconceito.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Imprensa Ilustrada. História Visual. Cultura Brasileira de Matriz Africana.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Understanding the representations as symptoms of an era, as suggested by Sandra JathayPesavento (1999), we intend to analyze the representations of candomblé and umbanda, and their practitioners, in the photo reports of the magazines Cruzeiro and Manchete in the 1950s, in order to understand, for through such social representations, the status accorded by society to the religions of African origin in Brazil. Surrounded by a visual and discursive language that practically represented them as aberrations. The ceremonies and practitioners of religions of African matrix in Brazil would happen to frequent the pages of illustrated magazines not to inform readers about the particularities and values ​​of that culture, but only to entertain, using the mask of the unknown to feed curiosity, ignorance and consequently prejudice.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Ilustrated Press. Visual History. Brazilian Culture with an African Matrix.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Ivete Batista da Silva Almeida ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/26 Sex, 29 Mar 2019 02:28:39 +0000 RELIGIÕES AFRO-SERTANEJAS E INTERCULTURALIDADE NO NORTE DE MINHAS GERAIS https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/28 <p>O presente artigo, fruto das pesquisas de mestrado e doutorado, aborda a relação entre Umbanda, Quimbanda e Candomblé Angola no Norte de Minas Gerais, religiosidade afro-sertaneja. À luz de autores “do sul”, apresenta a visão do subalterno sobre a construção da Modernidade e seus prejuízos às regiões colonizadas. Trás o sertão norte-mineiro comoespaço marginal e fronteiriço, propício ao surgimento desistemas simbólicos marginais como as religiões de matriz africana. Essas, consideradas guardiãs de conhecimentos e saberes das raças que foram colonizadas. A pesquisa de campo vem à baila através de rituais que expressam o diálogo intercultural entre Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Diálogo que à luz de autores da descolonialidade como Catherine Walsh e da filosofia como Raúl Fornet-Betancourt denuncia descolonização.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Religiões Afro-Sertanejas. Colonialidade. Interculturalidade. Exu.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Resumen</strong></p> <p>El presente artículo, fruto de las investigaciones de maestría y doctorado, aborda larelación entre Umbanda, Quimbanda y Candomblé Angola enel Norte de Minas Gerais, religiosidad afro-sertaneja. A la luz de autores "delsur", presenta lavisióndel subalterno sobre laconstrucción de laModernidad y sus perjuiciosa lasregiones colonizadas. Traeráel sertão norte-minero como espacio marginal y fronterizo, propicio al surgimiento de sistemas simbólicos marginales como lasreligiones de matriz africana. Estas, consideradas guardianes de conocimientos y saberes de lasrazas que fueron colonizadas. La investigación de campo viene a la baila a través de rituales que expresanel diálogo intercultural entre Umbanda, Quimbanda y Candomblé. Diálogo que a la luz de autores de La descolonialidad como Catherine Walsh y de lafilosofía como Raúl Fornet-Betancourt denuncia descolonización.</p> <p><strong>Palabras Clave: </strong>Religiones Afro-Sertanejas. Colonialidad. Interculturalidad. Exu.</p> Cristina Borges ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/28 Sex, 29 Mar 2019 02:30:40 +0000 COEXISTÊNCIA CULTURAL E RELIGIOSA: um diálogo entre as congadas e o catolicismo popular https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/29 <p><strong>Resumo&nbsp;&nbsp; </strong></p> <p><strong>Pretende-se com essa abordagem, dar continuidade a um texto anterior – coexistência cultural e religiosa nas Congadas de Minas Gerais – que trata da opção do autor em problematizar o conceito de sincretismo na contemporaneidade, quando essa categoria de análise é associada à referida manifestação. Com isso, o artigo propõe demonstrar de modo materializado, associando teoria e prática, a dificuldade de pensar as manifestações das Congadas no catolicismo popular, como meras práticas culturais resultantes de relações sincréticas, a partir do senso comum.</strong></p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: Coexistência Cultural. Catolicismo Popular. Sincretismo. Congadas.</p> <p><strong>Abstract</strong>The aim of this approach is to give continuity to an earlier text - cultural and religious coexistence in the Congadas de Minas Gerais -, which deals with the author's option to problematize the concept of syncretism in contemporaneity, when this category of analysis is associated with this manifestation. With this, the article proposes to demonstrate in a materialized way, associating theory and practice, the difficulty of thinking the manifestations of the Congadas in popular Catholicism, as mere cultural practices resulting from syncretic relations, from common sense.<strong>Keywords</strong>: Cultural Coexistence. Popular Catholicism. Syncretism. Congadas.</p> <p>&nbsp;</p> Jeremias Brasileiro ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/29 Sex, 29 Mar 2019 02:32:24 +0000 BATUQUE AFRO-GAÚCHO E (IN)VISIBILIDADE IDENTITÁRIA https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/30 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O artigo trata do Batuque, religião afro-brasileira do sul do Brasil. A partir de dados estatísticos, o artigo contempla suas principais características teológicas e litúrgicas, de seu processo de formação histórica e de suas relações com a sociedade. Quer com isso pôr em evidência o seu desenvolvimento e seus processos de visibilização identitária.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Religiões afro-brasileiras. Batuque. Identidade. &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The article deals with the Batuque, Afro-Brazilian religion of southern part of Brazil. The article contemplates from the statistical data, the main theological and liturgical features, the historical formation process and its relationship with society.&nbsp; Through this, intends to put in evidence the its development and the process of making its identity more visible.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Afro-Brazilian religions. Batuque. Identity</p> Marcus Vinicius de Souza Nunes, Joachim Andrade ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/30 Sex, 29 Mar 2019 02:33:57 +0000 DO EXÓTICO AO REQUINTE: o candomblé e a umbanda na cidade de Montes Claros-MG em 1960 https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/31 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O presente trabalho traz um breve apontamento entre as relações próximas das religiões de Matriz Africana, o Candomblé e a Umbanda no contexto do fotojornalismo brasileiro na década de 1950 e 60. Desta forma, destacamos no cotidiano das representações visuais contida na reportagem produzidas na revista “Encontro” da cidade de Montes Claros/MG. Por meio de diálogos com a visualidade, as representações estudadas no trabalho apontam para uma aproximação forte entre ideias superficiais a questões antropológicas acerca dessas religiões.</p> <p><strong>Palavra-chave: </strong>Fotojornalismo. Candomblé e Umbanda. Representação.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Abstract</strong> The present work briefly points out the close relations between the religions of the African Matrix, Candomblé and Umbanda in the context of Brazilian photojournalism on 1950s and 60s. In this way, we highlight the everyday visual representations contained in the article produced in the journal "Meeting" of the city of Montes Claros / MG. Through dialogues with visuality, the representations studied in the work point to a strong approximation between superficial ideas and anthropological questions about these religions.</p> <p><strong>Keyword:</strong> Photojournalism. Candomblé and Umbanda. Representation.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> José Vinicius Peres Silva ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/31 Sex, 29 Mar 2019 02:35:43 +0000 AS NARRATIVAS DO POVO INDÍGENA XAKRIABÁ SOBRE O ENCANTADO ONÇA CABOCLA IAIÁ https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/32 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Neste artigo pretendo exibir as narrativas do povo indígena Xakriabá relacionadas ao encantado Onça Cabocla Iaiá, bem como tecer breves apontamentos que permitam reflexões sobre esse encantado no cotidiano dos Xakriabá, povo indígena que possui uma população aproximada de 11000 indígenas e habita a microrregião do Vale do Peruaçu (Alto Médio São Francisco), na margem esquerda do rio, entre os biomas da caatinga e do cerrado. Neste artigo foram inseridas diversas transcrições das narrativas dos próprios Xakriabá, para que o leitor possa, ele mesmo, tomar contato com algumas delas.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Xakriabá. Narrativas. Onça Cabocla Iaiá</p> <p><strong>Abstract </strong></p> <p>In this article I&nbsp; intend to show the narratives of the indigenous people Xakriabá related to Onça Cabocla Iaiá, as well as narrate brief notes that allow reflections on this Onça Cabocla in the daily life of the Xakriabá, indigenous people with an approximated populacion of 11.000 individuals and live in the micro region of the Peruaçu Valley (Alto Médio São Francisco) on the left bank of the river,&nbsp; between the biomes of caatinga and cerrado. In this article were inserted several transcriptions of the own&nbsp; Xakriabá, so the reader can himself contact some of them.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Xakriabá. Narratives. Onça Cabocla Iaiá</p> Heiberle Hirsberg Horácio ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/32 Sex, 29 Mar 2019 02:37:20 +0000 RELIGIOSIDAD Y ESPACIO HABITABLE EN LA CULTURA INDÍGENA PURÉPECHA, MÉXICO. https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/33 <p><strong>Resumen</strong></p> <p>Este artículo se enfoca en la religiosidad del grupo indígena purépecha, ejemplo de una cultura que tiene origen en la época prehispánica y que sigue viva en la actualidad, en Michoacán, México. Se observa la vinculación entre las celebraciones religiosas y el espacio habitable, considerandolos antecedentes culturales y cosmovisión de los purépechas. Se ejemplifica con la celebración del “Día de Muertos” y se reflexiona sobre el tema de la patrimonialización.</p> <p><strong>Palabras clave</strong>: Religiosidad. Cultura Purépecha. Espacio Habitable. Patrimonialización. México.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Este artigo enfoca na religiosidade do grupo indígena purépecha, exemplo de uma cultura que tem origem na época pré-hispânica e que segue viva na atualidade, em Michoacán, México. Observa-se a vinculação entre as celebrações religiosas e o espaço habitável, considerando os antecedentes culturais e cosmovisão dos purépechas. Exemplifica-se com a celebração do “Dia de Mortos” e reflete-se sobre o tema da patrimonialização.</p> <p><strong>Palavras chave</strong>: Religiosidade. Cultura Purépecha. Espaço Habitável. Patrimonialização. México.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This article focuses on the religiosity of the Purépecha indigenous group, an example of a culture that originated in pre-Hispanic times and is still alive today in Michoacán, Mexico. The connection between the religious celebrations and the habitable space is observed, considering the cultural background and cosmovision of the Purépechas. It is exemplified by the celebration of the "Day of the Dead" and reflects on the theme of patrimonialization.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Religiosity. Purépecha Culture. Living Space. Patrimonialization. Mexico.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Eugênia Maria Azevedo Salomão ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/33 Sex, 29 Mar 2019 02:39:56 +0000 UPAPITSI: ASPECTOS DA ALMA WAUJA https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/34 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Este trabalho tem por objetivo demonstrar que as noções sobre alma da nação Wauja não podem ser analisadas a partir dos conceitos da filosofia ocidental. Na primeira parte, apresentamos uma breve exposição sobre as duas grandes correntes da filosofia ocidental que postulam as noções de alma. Na segunda parte analisamos, graças à produção às obras dos antropólogos, a noção de alma dos Wauja, a partir da qual elaboramos algumas considerações filosóficas. Nossa conclusão é a de que o pensamento ocidental de matriz eurocêntrica não possui elementos filosóficos para entender a complexidade das noções filosóficas da nação Wauja, inclusive no que tange à noção de alma. Fazemos, por fim, uma crítica à noção da filosofia eurocêntrica, pois esta considera que outras formas de pensamento, de conceituação sobre o ser humano e o mundo são inferiores epistemologicamente e, por isso, podem ser classificadas como primitivas, simplórias, arcaicas etc.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Filosofia. Wauja. Alma. Upapitsi. Natureza.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>This paper aims to demonstrate that the notions about the soul of the Wauja nation cannot be analyzed from the concepts of Western philosophy. In the first part, we present a brief exposition on the two great currents that postulate the notions of soul in the western philosophy. In the second part we analyze, thanks to the production of the works of the anthropologists, the notion of soul of the Wauja, from which we elaborate some philosophical considerations. Our conclusion is that Western thought with a Eurocentric matrix has no philosophical elements to understand the complexity of the philosophical notions of the Wauja nation, including the notion of soul. Finally, we make a critique of the notion of Eurocentric philosophy, since it considers that other forms of thought, of conceptualization about the human being and the world are epistemologically inferior and can therefore be classified as primitive, simplistic, archaic, etc.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Philosophy. Wauja. Soul. Upapitsi. Natur.</p> José Benedito de Almeida Júnior ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/34 Sex, 29 Mar 2019 02:42:23 +0000 QUALIDADE DE VIDA E AUTOESTIMA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO NORDESTE-BR: percepção e fatores associados https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/35 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>Estudo transversal, sobre qualidade de vida e autoestima de comunidades quilombolas no nordeste brasileiro. Levantamento dos dados por meio de formulário sociodemográfico, escala de autoestima de Rosenberg e o Whoqol-Bref. Participaram deste estudo 327 sujeitos de comunidades quilombolas de ambos os sexos. Menores escores de qualidade de vida e autoestima foram associados ao sexo feminino, faixa etária mais avançada, baixo grau de escolaridade em situação de aposentadoria. Ações e programas de saúde para os quilombolas quanto as temáticas, qualidade de vida e autoestima devem ser priorizadas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Qualidade de vida. Autoimagem. Comunidades vulneráveis. Meio ambiente.&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>Cross - sectional study about quality of life and self - esteem of quilombola communities in northeastern Brazil. Data collection through sociodemographic form, Rosenberg self-esteem scale and Whoqol-Bref. 327 subjects from quilombo communities of both sexes participated in this study. Lower quality of life and self-esteem scores were associated with female gender, more advanced age group, and low level of schooling in a retirement situation. Quilombola actions and health programs regarding the themes, quality of life and self-esteem should be prioritized.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Quality of life. Self concept. Vulnerable groups. Environment.</p> <p>&nbsp;</p> Andréia Poschi Barbosa Torales, Marlizete Maldonaro Vargas, Cristiane Costa da Cunha Oliveira ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/35 Sex, 29 Mar 2019 02:44:05 +0000 CONDIÇÕES DE SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E COMPORTAMENTOS DE RISCO DE ADOLESCENTES https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/36 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O objetivo dessa investigação científica foi apreender as representações sociais de adolescentes sobre comportamentos de risco e sua correlação com a saúde e a qualidade de vida. Estudo qualitativo, analítico, exploratório, desenvolvido com 33 adolescentes do ensino médio. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de conteúdo temática categorial. Os resultados evidenciam 4 categorias: uso de drogas lícitas; uso de drogas ilícitas; prática sexual e sensação de onipotência. Percebe-se, que diversos comportamentos de risco interferem nas múltiplas dimensões da saúde e da qualidade de vida dos adolescentes, apontando para a necessidade de ações eficazes e eficientes de educação em saúde.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Adolescente. Comportamentos de risco. Qualidade de vida. Saúde. Percepção social.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The objective of this scientific investigation was to apprehend the social representations of adolescents about risk behaviors and their correlation with health and quality of life. Qualitative, analytical, exploratory study developed with 33 high school adolescents. We used the semi-structured interview and the categorical thematic content analysis technique. The results show 4 categories: use of licit drugs; use of illicit drugs; sexual practice and a feeling of omnipotence. It can be noticed that several risk behaviors interfere in the multiple dimensions of adolescents' health and quality of life, pointing to the need for effective and efficient health education actions.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Adolescent. Risk behaviors. Quality oflLife. Health. Social perception.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Ramon Missias-Moreira ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/36 Sex, 29 Mar 2019 02:46:02 +0000 EDUCAÇÃO POPULAR DOS MOVIMENTOS PROTESTANTES PORTUGUESES - na monarquia constitucional e na 1ª República https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/37 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>A progressiva disseminação dos movimentos protestantes pelo território nacional origina que, por um lado, no espaço público se tornem visíveis as tensões que os opõem a outros protagonistas, e, por outro lado, num âmbito mais particular, ganhem consistência os princípios basilares de um modelo educação popular, materializado em diferentes organizações. A necessidade de formar cidadãos pressupõe que se criassem contextos de socialização e sociabilidade alternativos às realidades dissolventes envolventes das comunidades protestantes.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Protestantes. Associativismo. Organizações. Educação. Portugal.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The progressive spread of Protestant movements throughout the national territory, on the one hand, in the public space the tensions that oppose them to other protagonists become visible, and, on the other hand, more particular scope, win the basic principles of a popular education model, embodied in different organizations. The need to train citizens presupposes to create contexts of socialization and alternative sociability to the surrounding dissolving realities of Protestant communities.</p> <p><strong>Key words:</strong> Protestants. Associativism. Organizations. Education. Portugal</p> José António Afonso ##submission.copyrightStatement## https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br/index.php/relicario/article/view/37 Sex, 29 Mar 2019 02:47:50 +0000